O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou esta sexta-feira que quer reunir-se com todas as autarquias envolvidas no projeto de prospeção de lítio «entre a próxima quarta-feira e próxima sexta-feira».
Este é «o tempo de falar com todas as autarquias envolvidas» na prospeção para possível exploração de lítio em Portugal, afirmou João Pedro Matos Fernandes, adiantando que vai convocar os municípios para reuniões a propósito do processo.
Numa conferência de imprensa, nas instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) no Porto, o governante lembrou todos os passos deste processo, que começou por identificar 11 áreas com potencial de exploração deste metal e que, devido aos resultados de sucessivos estudos de impacte ambiental, acabou por reduzi-las a seis.
«Pela primeira vez em Portugal, uma mina, a existir, vai ter duas avaliações de impacte ambiental – uma que está concluída, a avaliação ambiental estratégica para estes sítios, e depois outra para cada projeto concreto, se se lá chegar, para a fase da exploração», afirmou o ministro do Ambiente.