Região

Mercado Municipal de Foz Côa deverá integrar Rede Nacional de Arquitetura Contemporânea

424861486 723351976604247 5763343382186838052 N
Escrito por Sofia Pereira

O Mercado Municipal de Vila Nova de Foz Côa já foi inaugurado e representa um investimento de 2,25 milhões de euros. Trata-se de um espaço com 14 lojas, uma pastelaria e bancas para talhos, frutas, produtos hortícolas e frutícolas, e que, segundo o autarca João Paulo Sousa, tendo em conta a arquitetura moderna «será integrado na Rede Nacional de Arquitetura Contemporânea», à semelhança do que já acontece com o Museu do Côa e o Centro de Alto Rendimento do Remo do Pocinho.

Assim sendo, o novo espaço «é constituído por cinco volumes. O volume com maior área é composto por dois pisos e diz respeito à zona do mercado propriamente dito. O piso 0 será destinado à venda de produtos frescos e o piso 1 às instalações sanitárias e aos balneários para os funcionários. Os outros quatro volumes são compostos por lojas de comércio, onde se idealiza a venda ao público de produtos regionais e outras atividades complementares».

João Paulo Sousa acredita estar a levar até Foz Côa «uma nova dinâmica comercial, através de uma aposta no mercado tradicional. Temos de olhar para o comércio tradicional e para os nossos produtos endógenos fazendo com que o comércio tenha mais movimento, criando novas oportunidades de negócio com rendas a preços mais acessíveis para a abertura de novos espaços comerciais». Para os jovens até aos 35 anos, há uma majoração para a aquisição de lojas situadas neste espaço comercial, que pretendam marcar a identidade comercial e agrícola da região do Douro Superior.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply