Região

Mais onze “Condomínios de Aldeia” aprovados em Seia

Condomínios
Escrito por Efigénia Marques

A Câmara de Seia viu aprovada uma candidatura à medida do Fundo Ambiental “Condomínio de Aldeia — Programa de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta” que vai permitir reconverter 123,90 hectares de terrenos exclusivamente florestais em redor de onze aldeias do concelho.
O projeto tem um investimento de mais de 448 mil euros e destina-se a recuperar territórios agrícolas e agroflorestais abandonados para fins agrícolas ou agroflorestais (silvopastorícia). «O objetivo é garantir a segurança de pessoas, animais e bens, fornecer serviços ecossistêmicos, e fomentar a economia local e a biodiversidade», adianta a autarquia. A iniciação vai abranger Aldeia da Serra, Aguincho, Cabeça de Eiras, Furtado, Frádigas, Muro, Ribeira, Sazes da Beira, Teixeira de Baixo, Teixeira de Cima e Vales, onde vão ser substituídas as espécies exóticas invasoras, como a mimosa, e substituídos povoamentos de pinheiro bravo e eucaliptos por culturas permanentes como medronheiro, castanheiro e oliveira. «Essa reconversão contribuirá para a descontinuidade florestal e a prevenção de incêndios severos», acrescenta o município serrano.
A intervenção incluirá a criação de um ecoponto florestal ou de compostagem na zona industrial da Vila Chã, que será um método alternativo à queima de sobrantes agrícolas e florestais. O município senense já tem implementados “Condomínios de Aldeia” nas localidades de Balocas, Cide, Corgas, Outeiro da Vinha, Póvoa Velha e Vasco Esteves de Baixo, estando a realizar sessões de esclarecimento e de apresentação dos projetos de intervenção às populações.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply