Região

Mais de 100 mil pessoas visitaram a Feira de São Bartolomeu em Trancoso

Img 0592
Escrito por Sofia Pereira

Certame durou dez dias com a participação de cerca de 180 expositores e teve um cartaz musical com nomes de destaque da música nacional

Os 750 anos da Feira de São Bartolomeu, que terminou no domingo em Trancoso, foram «um sucesso». O presidente do município, Amílcar Salvador, faz um balanço «extremamente positivo» desta edição comemorativa e acredita que o certame «superou as expetativas» da organização.
«Foi uma grande feira, com muita gente, muita animação, grandes negócios e grandes concertos», sublinha o autarca, segundo o qual «foi das melhores feiras, quer para as tasquinhas, restauração, artesanato, maquinaria agrícola e muitos outros expositores que fizeram melhores negócios comparativamente ao ano passado». A feira franca mais antiga do país começou a 11 de agosto e prolongou-se por dez dias, sendo que as entradas pagas ultrapassaram as «100 mil pessoas». Amílcar Salvador não tem dúvidas que o número de entradas foi «o melhor da última década», tendo em conta que a bilheteira abria às 19 horas e que apenas houve ingressos pagos em sete noites. Além disso, os jovens até aos 12 anos tinham entrada grátis.
Com um cartaz recheado de nomes sonantes da música portuguesa, como Tony Carreira, Fernando Daniel, Ana Moura, Os Quatro e Meia, Delfins e o brasileiro Vítor Kley, foi Nininho Vaz Maia, a 15 de agosto, que «levou mais pessoas ao recinto, com cerca de 7.500 bilhetes vendidos». O edil trancosense acrescente que também os concertos de Tony Carreira e Ana Moura «tiveram enchentes, com milhares de espetadores». Para Amílcar Salvador, a «grande novidade» desta feira e que foi um «sucesso» foi um «comboio turístico dos 750 anos da Feira de São Bartolomeu que percorria o nosso centro histórico e deu a conhecer muito do nosso património».
Para os próximos anos, o presidente da Câmara de Trancoso reforça que o objetivo é «sempre melhorar», tanto mais que depois destes 10 dias de festa, «o país inteiro ficou a saber que a Feira de São Bartolomeu é a feira franca mais antiga de Portugal». Aproveitando esta notoriedade, o autarca tem já calendarizados «outros eventos por forma a continuar a promover as boas coisas que se produzem no concelho, no território e na região, desde os vinhos, à gastronomia e ao território», como o Festival das Vindimas, em Vila Franca das Naves, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, recorda Amílcar Salvador.
A Feira de São Bartolomeu contou com a participação de cerca de 180 agentes económicos e institucionais, repartidos por mais de 200 stands, numa área de 32 mil metros quadrados. Organizado pelo município de Trancoso, em colaboração com a AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, o certame teve um orçamento da ordem dos 450 mil euros.

Sofia Pereira

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply