O madeiro de Penamacor, o maior do país, vai ser aceso, como manda a tradição, na noite desta sexta-feira, quando forem exatamente 23h59.
As várias toneladas de troncos recolhidas na natureza estão no adro da igreja paroquial desde o passado dia 8, sendo que o seu transporte em tratores é outro momento alto desta tradição da vila do distrito de Castelo Branco. Desde então, a animação tem sido uma constante aos fins de semana com concertos, bandas de rua, um mercado de Natal, tasquinhas, espaço infantil, fóruns, colóquios, feira do livro, “showcooking”, passeios pedestres e equestres e workshops. No próximo fim-de-semana atuam a banda “Fun Christmas” e a BFC Street Band, seguida dos concertos da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires e do Soul Gospel Project.
O maior madeiro de Portugal será aceso ao som da Fanfarra 4XX, dos Tok’Avakalhar e das Concertinas de Alpedrinha. A música continua até dia 25, com destaque para os tradicionais Cânticos ao Menino junto à fogueira e para o Circo Mágico de Natal, na tenda Vila Madeiro. Na abertura do evento “Penamacor Vila Madeiro”, o presidente do município, António Luís Beites, disse que esta edição é a maior de sempre e que a autarquia pretende reforçar a aposta nos próximos anos. «É importante elevar a qualidade dos eventos para que sejam atrativos e tragam gente à vila de Penamacor e dinamizem o comércio local. É um programa dos oito aos oitenta», afirmou o autarca.