Região

“Linhares a Voar” regressa este fim de semana a Celorico da Beira

Parapente 1
Escrito por Efigénia Marques

O evento desportivo “Linhares a Voar”, regressa este fim de semana para uma nova edição. O evento é organizado pelo Clube Vertical em parceria com o município de Celorico da Beira.
O evento desportivo vai desenrolar-se em duas vertentes: voos de Lazer, destinados a pilotos que pretendam apenas voar e apreciar as paisagens da Serra da Estrela e voos de iniciação ao parapente em bilugar, conhecidos também como batismos de voo, dirigido a quem quer experimentar a modalidade pela primeira vez. Bruno Carvalho, presidente da direção do Clube Vertical, afirma que este tipo de evento é realizado a «um custo relativamente reduzido» e que é financiado «mais através dos participantes, pois cobramos uma pequena taxa, que cobre os custos, apesar de não termos lucros». Estes eventos de menor escala ocorrem quatro vezes por ano, com dois eventos em Manteigas e outros dois em Linhares da Beira, e segundo Bruno Carvalho costumam ter «uma boa recetividade» da população, tendo o ano passado contado com cerca de uma centena de participantes.
O clube realiza também outros eventos de maior dimensão, como o Festival Internacional de Parapente, em Linhares da Beira, e o Open de Parapente da Serra da Estrela, tendo ao longo dos anos o clube explorado e descoberto vários locais de voo, abrangidos pela Serra de Bornes, Arganil, Covilhã, Meimoa, Minde, Rabaçal, Redinha, Seia, Azinha e Vale de Amoreira (Manteigas), entre outros.
O Clube Vertical esteve sempre associado à organização e dinamização do parapente em Portugal, tendo sido em 1996 um dos sócios fundadores da Federação Portuguesa de Voo Livre (FPVL), entidade que tutela a modalidade em Portugal. Colaborou também na na elaboração de regulamentos de competições, de instrução e parapente bilugar da FPVL e atualmente é a segunda maior associação de parapente nacional, sendo sócio efetivo de plenos direitos desta federação.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply