Região

Janeiras oferecidas a duas instituições do concelho

Img 2044
Escrito por Sofia Pereira

Este fim de semana, no Teatro Municipal da Guarda, os grupos musicais do concelho subiram ao palco do grande auditório do TMG para cantar as janeiras. A entrada tinha o «custo simbólico de um euro», segundo as palavras do presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, e no final da festa, o valor angariado reverteu para duas instituições de cariz social do distrito, escolhidas por sorteio. Quem recebeu as janeiras foi o Centro Cultural Social e Desportivo da Ramela e a Associação Pitada de Sorrisos, que arrecadaram 630 euros cada uma.

Entre o público estava Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social para quem «esta foi a melhor forma de celebrar o Dia de Reis. Recriando e mantendo vivas as tradições». Para além disso, Ana Mendes Godinho mostra a O INTERIOR o particular orgulho por ver no palco «famílias completas. Avós, netos e bisnetos». A ministra remata com a nota que «devemos valorizar o que é nosso e fazer das nossas tradições a afirmação da nossa identidade».

Tanto os visitantes do espetáculo como os membros dos grupos de cantares que subiram a palco gostaram da iniciativa. «Foi muito divertido, revivemos o passado», «foi espetacular», ouvia-se entre os familiares e amigos que foram ver o espetáculo. Entre os grupos de cantares recordava-se «a juventude», «quando era mais nova batia a todas as portes para pedir as janeiras», contou uma das participantes no evento.

«Foi uma noite fantástica, com o melhor que temos». «Queremos manter a tradição e passá-la aos jovens». Foram muitos os comentários que os visitantes e participantes fizeram a O INTERIOR, e em comum todos tinham a emoção e a saudade de reviver tradições como “o Cantar das Janeiras”.

No final da festa, o Centro Cultural Social e Desportivo da Ramela e a Associação Pitadas de Sorrisos receberam 630 euros cada uma, a totalidade dos bilhetes vendidos nos dois dias de espetáculos no TMG. No próximo ano voltam a cantar-se as janeiras, segundo prometeu o autarca guardense.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply