Região

IPG cria observatório para «combater o abandono escolar»

Escrito por Sofia Pereira

O Politécnico da Guarda pretende «promover o sucesso académico» e «combater o abandono escolar» através do Observatório Permanente de Prevenção e Combate ao Abandono (OPPCA), que reúne «docentes e técnicos da instituição, bem como uma psicóloga, uma socióloga e uma assistente social», segundo o comunicado da instituição.

O presidente do Instituto Politécnico da Guarda, Joaquim Brigas, afirma que a «integração dos estudantes e a deteção dos que necessitam de apoio é prioritária para nós». Assim, este novo observatório vai ter a responsabilidade de «monitorizar o percurso dos estudantes do IPG e detetar, de forma precoce, os que tenham uma situação pessoal ou social desfavorecida, bem como acompanhar os estudantes com fragilidades ao nível da saúde mental».

«Tal como no início do ano letivo mobilizámos o Serviços de Ação Social para que não houvesse uma única aluna ou aluno a deixar de estudar no IPG por razões económicas, também agora criámos um instrumento para acompanhar os estudantes ao longo do seu percurso académico, ajudando-os a resolver e a ultrapassar dificuldades, para que possam aproveitar todo o potencial que este Politécnico e os seus cursos têm para lhes oferecer», explica o presidente da instituição.

O Observatório Permanente de Prevenção e Combate ao Abandono vai articular-se com mais três iniciativas focadas nos mesmos objetivos. A plataforma “Sempre Contigo”  para que os alunos «comuniquem diretamente com as profissionais do Observatório e de outras estruturas de apoio do IPG». Em paralelo vai ser implementada a rede de aconselhamento “ProMove – Rede de Mentoria e Tutoria para a Promoção do Sucesso Escolar”, através da qual vão ser criados planos individualizados de mentoria e tutoria centrados no estudante; e vai entrar em funcionamento o “Programa Transversal de Inovação Pedagógica” que irá «desenvolver metodologias práticas de ensino-aprendizagem».

O observatório e as iniciativas associadas fazem parte do Programa Skills 4 Pós-Covid Competência para o Futuro no Ensino Superior e é financiado pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH).

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Sofia Pereira

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