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IP começou ensaios de via-férrea e das instalações de tração elétrica no troço Celorico da Beira – Guarda

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Escrito por Carina Fernandes
A Infraestruturas de Portugal (IP) já começou os ensaios de via-férrea e das instalações de tração elétrica no troço Celorico da Beira – Guarda, na Linha da Beira Alta.
«No desenvolvimento dos trabalhos de modernização da Linha da Beira Alta, nos últimos dias foram realizados ensaios de via-férrea e das instalações fixas de tração elétrica do troço Celorico da Beira – Guarda. Com a conclusão deste ensaios dar-se-á agora início a uma nova fase dos trabalhos, que se prolongará até estarem reunidas todas as condições para entrada em exploração comercial do referido troço», refere a IP em nota na suas redes sociais. Na mesma comunicação, a IP garante que «está a trabalhar empenhadamente no sentido de conseguir terminar todas as atividades que criem as condições para a reabertura da circulação ferroviária durante o 1º. Semestre de 2024».
Recorde-se que a reabertura do troço estava prevista para este domingo (12 de novembro), mas em setembro foi anunciado um novo adiamento.

A linha da Beira Alta está em obras desde 2019, sendo que em abril de 2022 a o troço entre Pampilhosa e Guarda foi encerrado pela IP para poder realizar as obras sem circulação de comboios. Esta interdição devia ter durado nove meses, para reabrir a linha em janeiro de 2023, no entanto, em outubro do ano passado a IP adiou a reabertura por mais seis meses «devido aos efeitos da pandemia e da guerra da Ucrânia», para julho deste ano.

 

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Carina Fernandes

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1 comentário

  • Mais um escandalo. Chamado investimento improdutivo. A velocidade ficou a mesma, nem 1km. a mais. Havia um projecto mais ambicioso com duplicação da via em 100km e velocidade de 160, mas ficou na gaveta. Não há ambição nem se olha para o futuro. Num investimento para 50 anos ou mais não se pode olhar só para amanhã. É a personificação da mediocridade