A Infraestruturas de Portugal (IP) iniciou uma intervenção na Estrada Regional 338, que liga Manteigas e Piornos, para implementar «uma solução provisória» que permita repor, embora de forma condicionada, a circulação automóvel em setembro. Ou seja, a circulação após a conclusão da empreitada será «interdita para veículos pesados e o trânsito processa-se de forma alternada nos troços identificados», avisa a IP em comunicado.
A entidade responsável indica que «os trabalhos consistem na colocação de uma proteção contra queda de blocos em duas zonas do troço da ER338 que teve que ser encerrado por não estarem garantidas as condições de segurança dos utilizadores da via», e surgem após uma «solução proposta pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) que, nas visitas de campo efetuadas, identificou como zonas de maior perigosidade os troços onde incidem os trabalhos».
Relembre-se que a ER338 está fechada devido ao grande incêndio do verão passado que «agravou significativamente o risco de queda de pedras de grande dimensão sobre a plataforma da ER 338 entre Piornos e Manteigas».