A aldeia de Penhaforte, no concelho de Pinhel, foi a vencedora da edição 2018 do programa “Aldeia dos Sonhos”, promovido pela Fundação INATEL.
O anúncio foi feito na semana passada, em Lisboa, durante a gala “Reconhecer 2019”, e o INATEL deverá divulgar brevemente o sonho que a comunidade desta anexa da freguesia do Lamegal pretende realizar. A iniciativa “Aldeia dos Sonhos” destina-se a todos os habitantes de aldeias portuguesas com cem ou menos residentes permanentes, permitindo a concretização de sonhos de natureza turística, cultural e desportiva das populações mais isoladas do país, que de outra forma, não teriam possibilidade de os concretizar. Nas últimas edições foram escolhidas a aldeia de Ouguela (Campo Maior) em 2014; São Miguel do Pinheiro (Mértola) em 2015, Aldeia de Rio de Onor (Bragança) em 2016, e Rio de Mel (Oliveira do Hospital ) em 2017. Os sonhos representados nestas candidaturas vão desde a vontade de ver o mar pela primeira vez, de assistir a um concerto de música numa sala de espetáculos, de visitar um grande estádio desportivo ou cidades como Lisboa ou Porto.
«O projeto tem como objetivo a sensibilização para a importância da salvaguarda do património cultural – material e imaterial – das aldeias históricas portuguesas, assim como a atribuição de maior notoriedade a pequenas localidades, designadamente com visitas turísticas organizadas», refere a Fundação INATEL a propósito desta iniciativa.