Região

Honoris Causa a reitores de Moçambique e Angola, na UBI

Ubi
Escrito por Efigénia Marques

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa aos reitores da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique) e da Universidade Mandume ya Ndemufayo (Angola).
O mais alto grau concedido pela UBI será entregue, respetivamente, a Orlando António Quilambo e Orlando Fernandes da Mata no próximo dia 30 por ocasião do 36º aniversário da universidade sediada na Covilhã. A decisão de homenagear os dois reitores foi tomada em 2019, mas a entrega do galardão acabou por ser adiada devido à Covid-19. «O percurso profissional e académico de ambas as individualidades é revelador do trabalho desenvolvido em organizações científicas das suas áreas de formação, bem como de entidades nacionais e organizações internacionais, com destaque para a ligação ao ensino superior português», justifica a UBI em comunicado enviado a O INTERIOR.
Orlando Quilambo é doutorado em Ciências Naturais pela Universidade de Gröningen (Holanda), tem formação em áreas da gestão universitária e é reitor da Universidade Eduardo Mondlane desde 2011, onde também já tinha desempenhado funções de vice-reitor, diretor científico e diretor da Faculdade de Ciências. Está ainda envolvido em organismos internacionais dedicados à educação e formação, como a Associação das Universidades Africanas, a Associação do Ensino à Distância dos Países de Língua Portuguesa e a Associação das Universidades da Língua Portuguesa (AULP), da qual a UBI faz parte.
Por sua vez, Orlando da Mata é engenheiro agrónomo, mestre em Agroquímica pela Universidade Martin Luther-Halle/Wittenberg (ex-RDA) e doutorado em Nutrição Vegetal pelo Instituto de Agronomia Tropical da Universidade de Leipzig (Alemanha). Preside atualmente à AULP e ao Conselho de Reitores das Universidades Angolanas (Cruang), tendo sido vice-ministro da Ciência e Tecnologia de Angola, entre outras funções. É reitor da Universidade Mandume ya Ndemufayo desde 2015, após dirigir a Universidade Agostinho Neto, também sediada em Angola.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply