Região

Helena Freitas é a nova coordenadora científica do Estrela Geopark

09 Helena Freitas Lc 3.1200x0
Escrito por Carina Fernandes

A professora da Universidade de Coimbra e coordenadora geral do Parque de Serralves, Helena Freitas, é a nova coordenadora científica do Estrela Geopark, com sede em Manteigas.

Em comunicado  o Estrela Geopark Mundial da UNESCO revela que Helena Freitas substitui Gonçalo Vieira, professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, da Universidade de Lisboa, coordenador científico entre 2016 e 2023, que cessou funções «por vontade própria».

Em declarações à agência Lusa, Helena Freitas, realçou que o Estrela Geopark é um projeto que acarinha e acompanha com muito interesse desde a sua génese. «Sempre entendi que era estruturante neste território com potencial para agregar um conjunto de municípios que têm uma matriz territorial muito forte». A nova coordenadora científica ressalvou que tem acompanhado e participado em diversos eventos e que «estaria sempre com o Geopark em qualquer circunstância».

Formada em biologia em 1985, na Universidade de Coimbra, doutorou-se em 1993 em Ecologia, especialidade de Taxonomia e Ecologia Vegetal, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha. Depois realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford. Foi presidente da Liga para a Proteção da Natureza (1999 e 2002) e Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005) e diretora do Centro de Ecologia Funcional. Helena Freitas foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply