A Fundação Côa Parque tem a decorrer o prazo de candidaturas para o desenvolvimento de projetos científicos no Vale do Côa, com uma dotação financeira de dois milhões de euros, provenientes da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
«Estas candidaturas visam financiar propostas de investigação, que tenham incidência no território Vale do Côa. Este foi um anúncio do senhor ministro da Ciência e Tecnologia, que tem agora a sua concretização prática. O objetivo é promover a investigação no âmbito interdisciplinar e pluridisciplinar neste território», adianta o presidente da Fundação Côa Parque (FCP), Bruno Navarro.
As candidaturas podem ser feitas individualmente ou em parceria. Podem requerer este financiamento entidades não empresariais de investigação e inovação – como instituições de ensino superior – ou empresas inseridas em projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, lideradas por entidades não empresariais de investigação e inovação.
Bruno Navarro refere que «quase todas» as temáticas relacionadas com o Parque Arqueológico do Vale do Côa e Museu do Côa, são elegíveis para financiamento. «Há uma notícia muito feliz nesta convocatória: finalmente, passado mais de 20 anos, sobre a constituição do Parque Arqueológico do Vale do Côa, este território recebe uma atenção muito especial parte do poder político, estando definitivamente integrado na agenda nacional da ciência e investigação. Nunca como hoje a Arte do Côa esteve tão aberta à comunidade científica», sublinha o responsável.
A apresentação de propostas está aberta até às 17 horas de 31 de julho e os trabalhos podem ser financiados até 300 mil euros.