A GNR detetou duas descargas ilegais de resíduos no distrito da Guarda, no decurso de ações de sensibilização e fiscalização de lagares de azeite realizadas entre 9 e 20 de dezembro pelo Núcleo de Proteção Ambiental da Guarda.
Segundo o Comando Territorial da Guarda, os militares do NPA verificaram o cumprimento das regras de licenciamento, encaminhamento e gestão correta de resíduos de lagares localizados nos concelhos da Guarda, Celorico da Beira, Sabugal e Manteigas, tendo constatado que «duas empresas efetuavam as suas descargas de resíduos de forma ilegal, ou seja, sem qualquer tipo de mecanismo que assegurasse a sua depuração».
«Numa primeira situação essas descargas eram efetuadas diretamente para o solo, e no segundo caso, as descargas eram realizadas diretamente para linhas de água, tendo sido elaborados os respetivos autos de contraordenação», adianta a GNR em comunicado. Nestas ações foram fiscalizados um total de nove lagares de azeite, tendo sido detetadas 32 infrações e elaborados os respetivos autos de contraordenação, os quais foram enviados para as entidades administrativas competentes.