Região

Futuro da floresta debatido em quatro freguesias de Seia e Gouveia

Escrito por Efigénia Marques

O projeto “Casa Floresta” está a promover, até dia 25, um ciclo de eventos para pensar o futuro da floresta através da iniciativa artística «à escuta» em quatro freguesias de Seia e Gouveia.
A iniciativa começou no sábado passado em Balocas (Seia) e o objetivo é desafiar o público para debater as novas formas de conviver com a floresta, numa área fustigada por um incêndio em agosto de 2022. Este sábado será apresentado na Casa da Cultura de Seia o espetáculo “CasaFloresta” e realizada uma assembleia que «convida à partilha de ideias entre público, parceiros do projeto e comunidades das aldeias», informa a organização, em comunicado enviado a O INTERIOR. Nos dias 24 e 25, o projeto segue para Figueiró da Serra (Gouveia). Entre junho e setembro de 2022 o projeto “à escuta: CasaFloresta”, desenvolvido por Joana Sá, Luís J Martins, Corinna Lawrenz e Nik Völker, juntou comunidades de duas zonas da Serra da Estrela e colaboradores de diversas áreas para pensar o futuro da floresta a partir de memórias das comunidades e dos seus desafios atuais, bem como a partir do confronto com trabalhos de pesquisa e práticas artísticas e ativistas de outros lugares.
«Destes encontros e das recolhas realizadas com o apoio do realizador Lucas Tavares, nasceram um espetáculo e uma instalação que estrearam, em dezembro de 2022, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, levando as urgências do interior para os centros urbanos», realçaram os promotores da iniciativa.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply