Região

Fundão foi palco de assinatura de acordo que garante a Portugal 23 mil milhões de euros da Comissão Europeia

Escrito por Luís Martins

Vinte e três mil milhões de euros ou, nas contas da Comissária Europeia Elisa Ferreira, 2.200 euros por pessoa. É este o valor que Portugal vai receber de Bruxelas até 2029, no âmbito do Portugal 2030.

O acordo de parceria com a Comissão Europeia foi assinado esta quinta-feira no Fundão pelo primeiro-ministro, António Costa, e pela comissária europeia Elisa Ferreira, numa cerimónia que contou com a presença de vários elementos do Governo. O valor soma-se aos 16,6 mil milhões de euros do PRR e aos fundos da Política Agrícola Comum. No total, até 2030, serão cerca de 50 mil milhões de euros que vão chegar a Portugal vindos de Bruxelas.

A versão final do acordo foi submetida por Portugal a Bruxelas no passado dia 6 de junho. A primeira versão do acordo foi entregue em março. Segundo o comunicado da Comissão Europeia, os 23 mil milhões de euros irão servir para apoiar a coesão social, económica e territorial do país até ao final da década. «Estes fundos irão ajudar a desenvolver uma economia mais diversificada, inovadora e competitiva, fortemente direcionada na transição digital e verde do país, em linha com as prioridades chave da UE», lê-se na nota.

O valor será distribuído por cinco fundos: o Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, o Fundo de Coesão, o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, Pescas e Aquacultura, o Fundo Social Europeu Mais e o Fundo de Transição Justa.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply