Vila Nova de Foz Côa vai ter em 2024 uma unidade de saúde privada que disponibilizará aos habitantes do concelho consultas médicas e exames complementares de diagnóstico.
A instalação desta clínica privada resulta de um protocolo tripartido assinado esta segunda-feira entre o município, a Misericórdia local e o Hospital Terra, com sede social em Mirandela. «Neste momento há falta de médicos de família e temos de nos deslocar constantemente para unidades hospitalares que ficam a cerca de 100 quilómetros de distância de Foz Côa, como Mirandela ou a Guarda», afirmou o presidente da autarquia, João Paulo Sousa.
A extensão do Hospital Terra Quente vai funcionar no antigo hospital da Misericórdia, que vai sofrer obras de remodelação no valor de 420 mil euros. «A saúde financeira do município é boa e em tempo nenhum poderíamos deixar fugir esta oportunidade de criar esta extensão de saúde privada e vamos avançar com um período de concessão por 10 anos», acrescentou o edil fozcoense.
Na cerimónia, João Paulo Sousa adiantou que esta unidade poderá servir os concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Mêda, Pinhel, Almeida, e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), que também estão afastados dos hospitais de referência.