Região

Foz Côa vai ter unidade de saúde privada do grupo Hospital Terra Quente

Escrito por Luís Martins

Vila Nova de Foz Côa vai ter em 2024 uma unidade de saúde privada que disponibilizará aos habitantes do concelho consultas médicas e exames complementares de diagnóstico.

A instalação desta clínica privada resulta de um protocolo tripartido assinado esta segunda-feira entre o município, a Misericórdia local e o Hospital Terra, com sede social em Mirandela. «Neste momento há falta de médicos de família e temos de nos deslocar constantemente para unidades hospitalares que ficam a cerca de 100 quilómetros de distância de Foz Côa, como Mirandela ou a Guarda», afirmou o presidente da autarquia, João Paulo Sousa.

A extensão do Hospital Terra Quente vai funcionar no antigo hospital da Misericórdia, que vai sofrer obras de remodelação no valor de 420 mil euros. «A saúde financeira do município é boa e em tempo nenhum poderíamos deixar fugir esta oportunidade de criar esta extensão de saúde privada e vamos avançar com um período de concessão por 10 anos», acrescentou o edil fozcoense.

Na cerimónia, João Paulo Sousa adiantou que esta unidade poderá servir os concelhos vizinhos de Torre de Moncorvo (Bragança), Mêda, Pinhel, Almeida, e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), que também estão afastados dos hospitais de referência.

Sobre o autor

Luís Martins

Leave a Reply