Região

Foz Côa vai aumentar o preço da água

Escrito por Efigénia Marques

O município de Vila Nova de Foz Côa foi o primeiro do distrito da Guarda a assumir de forma clara que as tarifas da água vão aumentar.
A confirmação foi feita a O INTERIOR pelo presidente da autarquia. João Paulo Sousa não tem dúvidas da necessidade desta medida e avisa a população que, perante o atual cenário de seca, não há volta a dar. «Na próxima reunião de Câmara vamos levar os novos preçários», disse, acrescentando que os aumentos serão «sempre graduais». «Numa primeira fase vamos alinhar os precários com os municípios da Mêda e de São João da Pesqueira porque são os três concelhos que estão a ser abastecidos pela barragem de Ranhados», adiantou o edil, que recordou que Foz Côa era o município «com a água mais barata do país».
Quanto aos aumentos, João Paulo Sousa explicou que «estamos a falar de, por exemplo, até 5 metros cúbicos, uma pessoa que pagava 5,30 euros vai passar a pagar 6,10 euros». Os escalões mais altos, sendo que no total são quatro, terão maiores aumentos nas tarifas. Já as associações sem fins lucrativos não vão ver as tarifas alteradas, com o presidente da Câmara fozcoense a garantir que não está «disponível para mexer no que diz respeito às associações» porque «todas pagam a água que consomem».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply