O fogo que está a devastar a Serra da Estrela está a progredir com intensidade no concelho de Gouveia e Celorico da Beira, onde as localidades de Figueiró e Freixo da Serra (Gouveia), Linhares e Carrapichana (Celorico) estão na linha das chamas, que estão descontroladas devido ao vento forte que se faz sentir no local.
Neste momento não há aldeias evacuadas, ao contrário do que tem sido veiculado nas redes sociais da Guarda. Isso mesmo foi confirmado a O INTERIOR pelos autarcas Carlos Ascensão e Luís Tadeu, de Celorico da Beira e Gouveia, respetivamente.
«Esta manhã houve um reacendimento com uma intensidade grande que atingiu toda a parte da Carrapichana, sendo que a situação se tornou incontrolável pelo vento, chamas e falta de resposta», adiantou o presidente da Câmara de Celorico da Beira.
Segundo Carlos Ascensão, «a situação em Linhares da Beira está mais ou menos controlada. Na Carrapichana é mais preocupante», tendo acrescentado que foi necessário retirar alguns animais de propriedades agrícolas da zona.
Já Luís Tadeu disse ser «mentira» que Figueiró e Freixo da Serra estejam a ser evacuadas e acrescentou que o combate ao incêndio está a ser «muito difícil».