Região

Festival “Primavera na Serra da Malcata” começa hoje

Festival
Escrito por Efigénia Marques

Os municípios de Penamacor e Sabugal vão organizar mais uma edição do Festival “Primavera na Serra da Malcata”, que começa esta quinta-feira e termina no domingo.
Tal como em anos anteriores, a quarta edição tem um programa diverso para promover e dar a conhecer o vasto património natural e cultural associado à Serra da Malcata, um território partilhado pelos dois concelhos raianos dos distritos de Castelo Branco e Guarda. Entre as atividades previstas estão uma sessão de observação de aves, conduzida por Ricardo Brandão, do CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), ações de educação ambiental, um passeio de bicicleta nas margens da Barragem da Meimoa, momentos musicais, jogos, teatro e uma caminhada interpretativa sobre os sabores e saberes presentes naquela área protegida que culminará com uma degustação de produtos confecionados pelo chef Marco Santos. Haverá também um baptismo de “stand up paddle”, demonstrações do processo de produção do pão e do queijo tradicional e um almoço comunitário confecionado em panelas de ferro.
Todas as iniciativas serão acompanhadas pelo grupo de Urban Sketchers de Castelo-Branco, um trabalho que irá produzir posteriormente uma exposição coletiva itinerante. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias. Esta é apenas a segunda edição em que a Câmara do Sabugal está envolvida na organização do festival, criado e inicialmente organizado só pela Câmara de Penamacor. Para Amadeu Neves, vereador com o pelouro da Cultura na autarquia sabugalense, «o que notamos é que ainda estamos numa fase de afirmação relativamente à mobilização que o evento tem, mas há sempre certos públicos que se interessam mais por estas temáticas e que procuram logo o programa e se inscrevem». O festival começa quinta-feira, Dia Mundial da Árvore, com uma atividade para os alunos do Agrupamento de Escolas do Sabugal no Centro Ambiental da Senhora da Graça e termina no domingo com a peça “O Meu Avô Consegue Voar”, pelo grupo Teatro e Marionetas Mandrágora.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply