A segunda edição do Festival do Pastel de Molho da Covilhã decorre este fim de semana para valorizar a marca registada e promover os produtos locais.
O evento realiza-se no Jardim das Artes a partir desta sexta-feira, numa organização do município, da Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho e da Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP). Este ano o espaço conta com oito espaços de venda desta iguaria e o objetivo é «duplicar» a marca dos 4.000 pastéis vendidos na edição anterior. Paulo Carvalho, presidente da Confraria, considera o festival importante para impulsionar «ainda mais» o pastel de molho junto dos covilhanenses e para o dar a conhecer aos visitantes. «O nosso objetivo é levar o pastel de molho pelo país inteiro e, eventualmente, além-fronteiras», disse na conferência de imprensa de apresentação do certame, onde lembrou que o festival também marca o início do processo de certificação desta iguaria tradicional da “cidade-neve” com a marca de Denominação de Origem Protegida (DOP).
O pastel de molho da Covilhã é um produto gastronómico feito à base de massa folhada, recheado com carne, que é servido com molho de açafrão (ou chá) e que ficou muito associado aos hábitos alimentares da classe operária das fábricas que marcam a história do concelho. Além da gastronomia, o festival também inclui uma componente musical e etnográfica.