O 30º CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa a Seia entre 10 e 18 de outubro, desta vez com 64 obras cinematográficas de 27 países, selecionadas entre cerca de 1.500 filmes submetidos à competição. Neste ano a homenagem é feita às pessoas do concelho de Seia e à «sua ligação à natureza», pelo que serão apresentados 30 rostos locais para o representar.
«A 30.ª edição do CineEco exibe uma seleção oficial de longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, oferecendo novas perspetivas e narrativas sobre os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies», explica a autarquia.
Entre os temas abordados estão a tecnologia e o saber ancestral, as comunidades indígenas e a sua luta contra ameaças privadas, o estatuto jurídico de entidades naturais, os problemas ecológicos de grandes centros urbanos, a resistência de agricultores e ativistas em defesa da terra, a agricultura regenerativa, a caça, e a atenção às espécies selvagens, como o lobo, a baleia e o leopardo-das-neves. Há 36 filmes internacionais em competição que retratam problemas em locais como a Nova Zelândia, México, Estados Unidos e vários países europeus.
A curadoria do Festival é de Cláudia Marques Santos, Daniel Oliveira e Tiago Fernandes Alves.