A Festa da Castanha e da Jeropiga realizou-se no fim de semana, em Famalicão da Serra (Guarda), e ficou marcada pelo tradicional magusto comunitário e pelos prémios de melhor bolo de castanha e melhor jeropiga. Este ano foi ainda confecionado um bolo de castanha gigante.
António Proença foi o vencedor do concurso de melhor jeropiga, seguido de José Viegas e de Virgílio Rocha. Já o bolo de castanha de Armanda Gonçalves foi o grande vencedor do respetivo concurso. Alexandre Horta, presidente do Centro Cultural de Famalicão, que organizou a iniciativa, fez um balanço «muito positivo» do certame, afirmando que «superou todas as expetativas, pois tivemos uma adesão muito boa da população e de visitantes». Domingo foi o dia do magusto comunitário que reuniu várias centenas de pessoas no largo da aldeia, com o dirigente a apontar para a participação de «cerca de 500 pessoas», o que, na sua opinião, significa que «é uma festa que quer continuar e com mais adesão, com visitas das aldeias próximas, da região e de fora. É uma festa que vai continuar a acontecer», sublinhou Alexandre Horta.
A iniciativa é organizada desde 2006 pelo Centro Cultural local e a Junta de Freguesia, com o apoio pela Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM), e integra o Ciclo de Festas de Cultura Popular da Guarda, promovido pelo município.