A Câmara da Mêda organiza este fim de semana a Feira Medieval da Aldeia Histórica de Marialva para promover o património e dinamizar a economia local.
«Durante três dias, este é um grande motivo para as pessoas virem à Mêda, poderem apreciar a paisagem espetacular e ver a grande Aldeia Histórica de Marialva. Haverá também boa gastronomia e bons vinhos», disse o presidente do município, João Mourato, em declarações a O INTERIOR. O autarca disse tratar-se de uma das iniciativas promovidas pela autarquia para atrair pessoas ao concelho e dinamizar a economia local. «Estamos sempre a pensar no território e na sua economia e na forma de trazer pessoas para dar alguma cobertura económica aos medenses e a quem negócios no concelho», adiantou o edil, segundo o qual as potencialidades de Marialva foram reforçadas desde que a localidade foi classificada como Aldeia Histórica e com a concretização de alguns investimentos, como o posto de turismo.
Já do programa daquela que é a feira medieval mais antiga da região, tendo começado no início da década de 90 do século passado, João Mourato destaca a recriação de diversos episódios históricos de Marialva, como a fuga à peste, a conquista de Marialva e chegada dos peregrinos a caminho de Santiago de Compostela. Até domingo haverá também várias oficinas, visitas guiadas, espetáculos de fogo, torneios a cavalo, danças medievais, arruadas musicais, teatro e espetáculos musicais, além de tabernas e artesanato. A feira medieval abre portas pelas 14 horas desta sexta-feira, com o desfile histórico protagonizado pela comunidade escolar. Está prevista a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Na sexta e no sábado a feira encerra às 2 horas e no domingo termina pelas 20 horas.