A Aldeia Histórica de Castelo Mendo vai novamente recriar os tempos medievais, com a realização desta feira temática no próximo fim de semana.
Durante dois dias, a freguesia será palco do festival que recria o período histórico compreendido entre 1229 e 1855, de acordo com a organização. O evento procura retratar os costumes e vivências da época, através de atividades que incluem a representação de intervenientes históricos. Um dos retratados é El Rei D. Dinis, que vai abrir um cortejo agendado para as 15h30 de sábado pelas ruas do burgo e dará início às festividades. Este ano há visitas às tendas dos mercadores, acolhimento de uma embaixada de mouros e um encontro de trovadores. Neste primeiro dia os folguedos terminam às 23 horas, após a ceia medieval e ao espetáculo de teatro de fogo.
No domingo volta a haver várias representações da Idade Média, que incluem arruadas, cortejos e leituras de tratados, sempre com a monarquia representada teatralmente. Além do programa formal, o evento terá ainda tasquinhas e tabernas gastronómicas, animação infantil, bancas de artesanato e mercado medieval durante os dois dias da feira. A iniciativa, organizada pela autarquia de Almeida com o apoio da União de Freguesias de Castelo Mendo, Ade, Monteperobolso e Mesquitela, pretende envolver a comunidade local num evento que é já uma referência do género na região.
Castelo Mendo recebeu foral de D. Sancho II, a 15 de março de 1229, e ainda hoje continua dentro das suas muralhas ancestrais, sobranceira ao rio Côa.