A feira medieval está de regresso Pinhel este fim de semana e com um novo formato, já que vai decorrer dentro das muralhas da zona histórica.
A partir desta sexta-feira estão programados cortejos, torneios de armas, teatro, música, dança, encenações, animação de rua, exibições de falcoaria e a tradicional ceia medieval, no sábado. Nesta viagem no tempo não faltarão também os mercadores e as tabernas. Após dois anos de paragem devido à pandemia, a sexta edição do evento tem como tema “Guarda-Mor do Reino e Senhorios de Portugal – Guerras Fernandinas 1369-1373”. A ideia é «contar» a história e as lendas locais e atrair visitantes à “cidade Falcão”, afirma o presidente do município, que destaca a presença habitual de «muitos espanhóis».
Um dos pontos altos da feira é a ceia medieval, que desta vez vai decorrer na Rua da República, a porta de entrada para o centro histórico onde decorre o evento. É que as principais encenações e recriações baseadas em factos históricos relacionados com as Guerras Fernandinas serão realizadas junto ao castelo, cenário também dos momentos musicais mais emblemáticos.
Representando um investimento que ultrapassa os 50 mil euros, a feira medieval de Pinhel começa esta sexta-feira, com a abertura do mercado (14 horas) e o cortejo formado pela comunidade escolar e as entidades locais (14h30), que parte do Agrupamento de Escolas e termina na Praça do Castelo.