Começa esta quinta-feira a FIADA – Feira Internacional de Artesanato Design e outras Artes que decorre no Jardim das Artes da Covilhã, até ao dia 3 de setembro. Este é um evento que ao longo de quatro dias junta artesanato e design, exposições e instalações, oficinas e tertúlias, gastronomia e as atuações de Cláudia Pascoal (sexta-feira), Sara Correia (sábado) e João Gonçalves (domingo), entre outros.
«Esta segunda edição também junta cidades criativas da UNESCO, evidenciando o potencial desta Rede para a valorização da Lusofonia. Nesse sentido, a FIADA 2023 conta com representações de Brasília e Fortaleza (Brasil) – ambas Cidades Criativas da UNESCO em Design – bem como com representações de três Cidades Criativas portuguesas: Barcelos (Artesanato e Artes Populares), Caldas da Rainha (Artesanato e Artes Populares) e Idanha-a-Nova (Música)», revela a autarquia em nota enviada à imprensa.
Concebida no âmbito da Covilhã como Cidade Criativa da UNESCO em Design, a FIADA tem como «grande objetivo de divulgar o artesanato nacional e internacional, colocando em evidência os artesãos e a relevância do Design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos». O evento contará com 40 artesãos de todo o país, que vão mostrar trabalhos das áreas do têxtil, da cerâmica, da madeira e serralharia artística, bem como do design têxtil, de moda, de equipamentos e do mobiliário.