Seia abre este sábado o ciclo de feiras do queijo Serra da Estrela com a 47ª edição de um certame que vai juntar meia centena de produtores e pastores.
Além desta iguaria, o mercado municipal acolhe até terça-feira uma mostra de produtos regionais como enchidos, pão de centeio, vinho do Dão, mel, azeite, artesanato, demonstrações culinárias e tasquinhas. Um dos pontos altos da feira é a produção do maior queijo de ovelha de Seia, na tarde de segunda-feira, com a participação de vários produtores locais. Durante o fim de semana de Carnaval será também recriada a “Quinta do Pastor” na envolvente ao mercado com animais e uma horta criada pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). Haverá ainda um concurso de ovinos e caprinos da Serra da Estrela, organizado pela Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), e a habitual mostra de cão Serra da Estrela, dinamizada pela Liga dos Criadores e Amigos do Cão Serra da Estrela (LICRASE).
A animação está a cargo de bandas filarmónicas, ranchos folclóricos e outros grupos de música tradicional, numa atividade organizada pelo município de Seia, em colaboração com a Associação de Artesãos da Serra da Estrela, a LICRASE, a ANCOSE e a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, com o apoio do Turismo Centro de Portugal. Depois de Seia será a vez de Celorico da Beira realizar a 45ª edição da sua feira do queijo Serra da Estrela de 16 a 18 de fevereiro. Penaverde (Aguiar da Beira), a 3 de março, Fornos de Algodres (22 a 24 desse mês) e Gouveia (29 a 30 de março) completam o roteiro de feiras do queijo no distrito da Guarda.
Da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela fazem parte os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.