Região

Feira do Mundo Rural promoveu produtos locais na Mêda

Mêda
Escrito por Efigénia Marques

A Câmara de Mêda promoveu no passado fim-de-semana a 1ª Feira do Mundo Rural com o objetivo de dar a conhecer os produtos e produtores locais. O evento contou com várias mostras associativas, tasquinhas, animação musical e um espaço infantil, entre outras iniciativas.
No âmbito do certame decorreu também o 7º encontro de matilhas e o 3º encontro de ovinicultores da raça churra mondegueira. Pela primeira vez, realizou-se também uma “chega” de touros mirandeses, junto às instalações do Mercado Municipal. O presidente da autarquia disse ao O INTERIOR que os municípios «têm a obrigação de potenciar» os pavilhões multiusos, construídos em devido tempo, porque só assim é possível «atrair visitantes» a estes territórios de baixa densidade. João Mourato sublinhou também que «é preciso “dar vida” aos equipamentos, movimentar as coisas, fazer com que determinadas realidades venham ao de cima».
Desta vez realizou-se a Feira do Mundo Rural, mas «também teremos, em novembro, a Feira das Atividades Económicas porque é importante dizer às pessoas que isto existe. Se não fizéssemos nada, estaria tudo bem, mas eu não quero isso», acrescentou o edil social-democrata. João Mourato salientou ainda que «a população na Mêda, só por si, não consegue “alimentar” um investimento destes (nave de exposições), pelo que é preciso chamar pessoas, trazer visitantes à cidade e ao concelho». Nesse sentido, a feira do passado fim-de-semana atraiu «algumas dezenas de espanhóis», principalmente do setor da caça e da pecuária.
Quem ficou a ganhar foi o comércio local e os próprios agricultores medenses, que puderam promover e vender os seus produtos, como por exemplo, o mel, os frutos secos, os enchidos e o vinho. «É preciso continuar a demonstrar às pessoas que estas atividades são importantes», reforçou ao autarca medense.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply