Região

Expo Estrela chega no primeiro fim-de-semana de março

Sons do Minho, Calema e Carolina Deslandes são as principais atrações do certame que se realiza em Manteigas para divulgar as potencialidades locais

Entre 2 e 5 de março, está de regresso a Manteigas mais uma edição da Expo Estrela. O evento promovido pela autarquia tem como objetivo «dinamizar o tecido socioeconómico e divulgar o concelho de Manteigas e a região», disse o presidente da Câmara na conferência de imprensa de apresentação da edição deste ano.
O certame decorre na Praça Municipal e Esmeraldo Carvalhinho adianta que desta vez houve a preocupação de criar «um espaço mais acolhedor e agradável», que terá uma zona de tasquinhas, onde será possível beber e comer algumas das iguarias da região, e uma outra reservada aos 52 expositores, mais sete que no ano passado. A Expo Estrela tem um orçamento de cerca de 80 mil euros, sendo para o autarca o evento «de maior relevância no calendário das atividades anuais» do município serrano. É por isso que a escolha do fim-de-semana de Carnaval para a sua realização não é ao acaso, pois coincide com uma época em que «milhares de pessoas» chegam à região, sobretudo à Serra da Estrela. «Por esses dias há muitas atividades a decorrer na região, mas não é despiciente a organização da Expo Estrela em Manteigas nesta altura, pois é uma forma de marcar o calendário», reconhece Esmeraldo Carvalhinho.
A neve «é um grande atrativo» nesta altura do ano, pelo que «não podíamos perder a oportunidade deste fim de semana prolongado e de grande afluência à serra», acrescentou o autarca, para quem «não faz sentido» a realização do certame noutra altura. «É uma atividade de qualidade conhecida, onde são promovidas tradições locais e produtos autóctones, impulsionando, ao mesmo tempo, o turismo e o tecido empresarial da região», sublinhou o edil. Com «animação permanente», a música será um dos atrativos da Expo Estrela, com concertos dos Sons do Minho (2 de março, Calema e a Banda Boa União – Música Velha & The Sweet Childreen (dia 3) e Carolina Deslandes, acompanhada pela Orquestra de Sopros “Música Nova” (dia 4). Do programa fazem também parte uma degustação de feijoca, uma prova de queijo da Serra da Estrela e um desfile de Carnaval. Este ano o certame coincide com a comemoração do feriado municipal, a 4 de março, pelo que haverá uma sessão solene comemorativa que inclui o anúncio das bolsas de estudo para a frequência do ensino superior (ano letivo 2018/2019) e a atribuição dos prémios de mérito escolar relativos ao ano letivo transato.

Sobre o autor

Ana Eugénia Inácio

Leave a Reply