Região

Está aberta a época balnear nas praias fluviais da região

Dsc 0019
Escrito por Efigénia Marques

A época balnear começou na última sexta-feira e este ano há cinco praias fluviais com Bandeira Azul – símbolo de qualidade das áreas balneares – no distrito da Guarda.
Em Aldeia Viçosa, no concelho da Guarda, está «tudo pronto» para receber os banhistas. Luís Prata, presidente da Junta de Freguesia, espera que «venha o tempo quente» para ter uma «excelente época balnear». Contudo, a localidade está a contar com «muita gente, como tem sido habitual nesta praia fluvial», acrescenta o autarca. O Verão conta com um vasto programa de animação do espaço de lazer banhado pelo rio Mondego. «Estamos a aprovar um plano de atividades diversificadas», entre as quais estão previstas um «encontro de concertinas, jogos aquáticos e torneio de ténis de mesa». Luís Prata salienta haver uma dificuldade este ano e que tem a ver com a dificuldade em arranjar nadadores salvadores. «Penso que tem sido um problema do país», refere o presidente da Junta, afirmando que «está tudo pronto» na praia fluvial de Aldeia Viçosa para receber turistas e banhistas.
Também na praia fluvial de Valhelhas (Guarda), uma das mais procuradas da região, a época balnear era há muito esperada e preparada. Hélder Saraiva, autarca local, garante que a Junta trabalhou para «criar o máximo de condições para que as pessoas possam usufruir da nossa praia». Entre as actividades programadas está «o tradicional festival do caracol, workshops de dança, música e várias iniciativas de caráter desportivo», refere o presidente da Junta, sublinhando que «temos uma panóplia muito grande em termos culturais e desportivos para dinamizar e animar as pessoas que vêm à praia fluvial». Hélder Saraiva afirma que «tudo leva a crer que estaremos num bom caminho para ter uma boa época balnear em Valhelhas».
Além de Aldeia Viçosa e Valhelhas, também Loriga, Lapa dos Dinheiros e Sandomil, todas no concelho de Seia, foram distinguidas com a Bandeira Azul. A época balnear na região termina a 31 de agosto.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply