Uma escultura representativa de São Sebastião, datada dos séculos XV-XVI, foi encontrada enterrada no interior da capela de São Brás, em Vale de Azares (Celorico da Beira).
Segundo a Diocese da Guarda, a escultura, de calcário, foi descoberta no decurso da desmontagem do retábulo do altar, que vai ser conservado e restaurado, no âmbito de obras em curso na capela.
Joana Pereira, do Departamento do Património, Cultura, Bens Culturais e Turismo da Comissão de Inventariação e Museologia da Diocese, adianta que a peça está «incompleta e partida em três partes e chegou até aos nossos dias devido ao material em que foi realizada (calcário frequentemente denominado pedra de Ançã) e que foi abundantemente utilizado pelos artistas» no decurso dos séculos XV e XVI.
«Ainda que lhe faltem os braços e parte das pernas, não existem dúvidas que se trata de uma imagem de São Sebastião, surgindo de corpo seminu, no conhecido episódio da sagitação», acrescenta a responsável, citada num comunicado da Diocese enviado a O INTERIOR.