Região

Documentário da Rewilding exibido em festivais internacionais de cinema

Rewilding
Escrito por Carina Fernandes

O documentário “Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal”, de João Cosme, foi selecionado para quatro festivais internacionais de cinema.

Depois de integrar o programa oficial dos First-Time Filmmaker Sessions e The Lift-Off Sessions, dois festivais britânicos dedicados a novos realizadores e produtores, a produção da Rewilding Portugal, que está sedeada na Guarda, está nomeada para a secção da melhor curta-metragem internacional do IPIFF Film Festival, que vai decorrer este mês na Roménia. É um dos três filmes portugueses em competição entre as 50 curtas-metragens selecionadas. O “Rewilding, um novo caminho para a natureza em Portugal” vai ainda competir no EcoCine, um festival de cinema ambiental brasileiro. Estreada em novembro, esta produção, que tem narração de Célia Gil, mostra as dificuldades e oportunidades que a natureza selvagem enfrenta atualmente e divulga também projetos como o “LIFEWolFlux”, para aumentar e melhorar as condições do lobo ibérico a sul do rio Douro, bem como a sua coexistência com as populações locais, e “Promover a Renaturalização no Grande Vale do Côa”, para reforçar o corredor de vida selvagem do Grande Vale do Côa e valorizar o património natural, cultural e histórico desta região.

A Rewilding, ou renaturalização, é uma «nova abordagem de conservação da natureza em Portugal, que procura criar as condições para que a natureza cuide de si mesma, e promover economias mais sustentáveis e baseadas na natureza», adianta a associação, cujos parceiros são a Rewilding Europe, Universidade de Aveiro, ATNatureza e Zoo Logical.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply