Região

Distrito da Guarda assinala Dia dos Monumentos e Sítios

Recinto Povoa
Escrito por Carina Fernandes

Amanhã comemora-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios e no distrito da Guarda a efeméride é assinalada com uma série de iniciativas em vários concelhos.

Na cidade da Guarda vai decorrer atividades até dia 20 de abril, como a inauguração da exposição “Reflexividade”, de Martim Brion, dia 18, e caminhadas pelo conjunto histórico da Póvoa do Mileu, conduzidas pelo arqueólogo Tiago Ramos, a 19 e 20 de abril. Também se vai realizar amanhã a assinatura do protocolo de investigação colaborativa com o Instituto de estudos Medievais da Nova FCSH, o Royal Netherlands Institute in Rome (KNIR) e a University of Groningen, visando o projeto mapear e analisar padrões e dinâmicas de povoamento antigos no concelho da Guarda.

No Sabugal, Vila do Touro recebe o encontro “História ao Vivo”, com um programa alusivo à presença dos Templários neste território, havendo uma visita a um acampamento civil e militar, a apresentação do filme ‘5 Vilas Medievais’ e a entrega do nº 12 da Sabucale, revista do Museu do Sabugal, que nesta edição inclui o artigo ‘A Vila e o castelo templário de Touro’, da autoria do arqueólogo Marcos Osório.

Em Figueira de Castelo Rodrigo haverá uma visita comentada à Igreja de Escalhão, contextualizando-se as características e a arquitetura do Monumento e aludindo-se também à ligação da Igreja Matriz com o período da Guerra da Restauração. Por sua vez, Gouveia terá uma visita orientada aos espaços industriais da cidade, a partir do Posto de Turismo, Pinhel uma visita ao Aqueduto, a partir do Largo dos Combatentes, e Trancoso uma visita pelo Centro Histórico, partindo do Posto de Turismo. Almeida assinala o dia com várias ações a terem lugar no Museu Histórico Militar de Almeida e em Vilar Formoso Fronteira da Paz.

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply