Já foi apelidado de campeonato do mundo do forcão, por envolver as nove aldeias do Sabugal onde a tradição da capeia arraiana está mais enraizada.
Aldeia da Ponte, Aldeia do Bispo, Aldeia Velha, Alfaiates, Foios, Forcalhos, Lageosa da Raia, Ozendo e Soito protagonizam no sábado mais um capítulo do festival “Ó Forcão, Rapazes!” na praça de touros de Aldeia da Ponte. Foi o ponto alto do ciclo das capeias arraianas que está a chegar ao fim no concelho do Sabugal. O festival consiste na lide de um touro bravo com o forcão, que é pegado por 30 homens de cada aldeia. Ao contrário de outros tempos, já não há vencedores porque o objetivo principal é perpetuar a tradição da capeia, numa tarde que termina num grande convívio arraiano. Este ano houve uma novidade com a presença de uma unidade médica móvel, contratada na vizinha Espanha para prestar assistência clínica aos participantes.
Este ano o festival foi organizado pela Associação de Jovens da Lageosa da Raia e pelo Grupo Cultural e Desportivo dos Foios, com o apoio da autarquia do Sabugal. A capeia arraiana é uma tradição local que está registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Como habitualmente, o ciclo termina esta sexta-feira em Aldeia Velha.