A Torre de Santo António na Covilhã vai deixar de estar devoluta para ser transformada em apartamentos para habitação. Um investimento de cerca de 6 milhões de euros feito pela Veres Property.
Este é um edifício de 20 andares construído na década de 1970 projetado pelo arquiteto Fernando Pinto de Sousa (que era pai do antigo primeiro-ministro José Sócrates), mas problemas financeiros levaram ao abandono dos trabalhos, quando o imóvel estava já em fase de acabamentos. Com o passar dos anos surgiu o mito de que a obra não teria sido acabada por razões de segurança e que haveria o risco de o prédio se desmoronar, mas tal parece não corresponder à verdade.
«Por estranho que pareça e porque é uma construção que tem várias dezenas de anos, os empreendedores fizeram todos os testes de resistência e provou-se com muita exatidão que a construção está em perfeito estado para permitir uma requalificação urbanística. A sua resistência física é total e, portanto, vão avançar as obras de requalificação com um projeto totalmente remodelado», garante José Armando Serra dos Reis, vereador da Câmara da Covilhã com o pelouro do Urbanismo em declarações a O INTERIOR.
Conheça a notícia na íntegra na edição em papel de O INTERIOR que estará amanhã nas bancas.