O II Congresso Internacional de Judaísmo e Interculturalidade, dedicado ao tema “Culturas e Identidades”, termina esta quarta-feira, em Penamacor.
O evento é organizado pelo município, a Universidade de Salamanca e o Instituto Histórico Geográfico de Santa Catarina, com o apoio de uma série de instituições nacionais e internacionais como a Associação Judaica Portuguesa, a Associação Portuguesa de Antropologia, o Instituto de Investigações Antropológicas de Castela e Leão, o Centro de Referência sobre a Inquisição Anita Novinsky, entre outras. Projetado na modalidade presencial, com intenção de proporcionar uma imersão cultural, o evento tem tido diversas iniciativas e atos para «fomentar e apoiar a investigação centrada no território de Penamacor, como região de fronteira, bem como a investigação histórica e antropológica acerca das origens da população local».
O objetivo é partilhar investigações e assinalar novas reflexões sobre cultura e Identidade, nas perspetivas do Judaísmo e Interculturalidade. Iniciado no domingo, o congresso contou com a participação de meia centena de investigadores e foi complementado com um concerto de música sefardita, de Paco Diez, apresentações de livros e sessões de cinema documental.