O Centro de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, recebeu esta semana o júri que vai avaliar cerca de 1.400 vinhos, durante a 10ª edição do Concurso Vinhos de Portugal, cujos premiados serão conhecidos em Pinhel, na sexta-feira.
Em comunicado, a ViniPortugal afirma que as sessões técnicas de prova decorrem no CNEMA por um júri constituído por 135 especialistas, 111 nacionais e 24 internacionais, «entre os quais enólogos, “sommeliers”, jornalistas e “wine educators”». Na quinta e sexta-feira, o grande júri reunir-se-á na Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior, na Guarda, para eleger os Grandes Ouros e os Melhores no Ano, que serão revelados, esta sexta-feira, no jantar e cerimónia de entrega de prémios, no Centro Logístico de Pinhel.
Segundo a ViniPortugal, vão ser distinguidos, pelo décimo ano consecutivo, os melhores vinhos nacionais, «orientando e motivando produtores a lançarem vinhos diferenciadores que contribuam para posicionar Portugal enquanto produtor de referência nos mercados de exportação». Os vencedores das medalhas “Grande Ouro” e “Ouro” terão presença garantida em eventos internacionais que se realizem este ano, lê-se na nota.