Região

Celorico da Beira vai homenagear general Pires Veloso no sábado

Escrito por Sofia Pereira

No sábado, o município de Celorico da Beira vai homenagear o general Pires Veloso, natural da aldeia de Folgosinho, do concelho de Gouveia, mas que foi residente na freguesia da Mesquitela, no concelho de Celorico da Beira. A cerimónia vai decorrer no cemitério da freguesia da Mesquitela a partir das 11 horas e logo a seguir há uma romagem ao seu túmulo – uma iniciativa da Comissão de Homenagem ao General Pires Veloso e da Câmara Municipal de Celorico da Beira.

A autarquia Celoricense considera que esta homenagem «é o reconhecimento público da sua valorosa contribuição para a consolidação da liberdade e democracia em Portugal».

António Elísio Capelo Pires Veloso nasceu a 10 de agosto de 1926, em Gouveia, e morreu aos 88 anos, a 17 de agosto de 2014, no Porto. Depois da Revolução de Abril de 1974 foi nomeado Governador de S.Tomé e Príncipe até 18 de dezembro, quando assumiu o cargo de Alto Comissário até à independência daquele território, a 12 de Julho de 1975. Depois de regressar a Portugal, Pires Veloso foi nomeado comandante da Região Militar do Norte a setembro de 1975, passando a ser uma referência militar, a partir do Quartel-General do Porto, no chamado “verão quente”.

Sobre o autor

Sofia Pereira

Leave a Reply