O Centro Intermunicipal de Recolha Oficial e Parque de Bem-Estar Animal São Francisco de Assis, que serve os concelhos de Celorico da Beira e Gouveia, é inaugurado esta quarta-feira (11h30) na vila celoricense.
«Esta infraestrutura intermunicipal vai permitir reduzir e controlar a população de animais vadios e errantes nos dois municípios, combater os problemas que os mesmos causam junto das populações e, acima de tudo, vai fomentar a promoção da higiene e saúde pública nos concelhos de Celorico da Beira e Gouveia», refere a autarquia de Celorico da Beira em comunicado enviado a O INTERIOR. A cerimónia de inauguração conta com a presença do secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel. Os dois municípios vizinhos investiram cerca de 200 mil euros na adaptação do espaço de uma antiga estação de tratamento de águas residuais de Celorico da Beira, tendo criado um equipamento que «pretende responder às necessidades imediatas».
O espaço, com cerca de 2.000 metros quadrados de área de construção e uma capacidade de acolhimento para 100 cães, contemplou a criação de 25 “boxes” de canil, gatil e uma “box” para animais de outras espécies, receção, sala de esterilização com recobro, consultório, anfiteatro para ações de sensibilização de visitantes e hotel canino, entre outras funcionalidades.