Região

Castelos do Côa promovidos em aplicação para telemóvel

Dsc 9854
Escrito por Efigénia Marques

A Associação de Desenvolvimento Raia Histórica, sediada em Trancoso, vai lançar uma aplicação para telemóvel para promoção do território em torno da rota dos Castelos do Côa.
O projeto vai divulgar o património dos concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Mêda, Pinhel e Trancoso. Carlos Condesso, presidente da Raia Histórica e também da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, diz tratar-se de uma aplicação «muito intuitiva», que vai ajudar quem visita este território, e que será também uma forma de promover todos os pontos de interesse turístico dos cinco concelhos. «É mais uma forma de cativar turistas, mas também de simplificar as visitas. Quem vier a este território tem de vir com muito tempo. É isto que a aplicação também vai transmitir a quem a utilizar», afirma o responsável.
A apresentação do projeto deverá ocorrer na Bolsa de Turismo de Lisboa em 2024, mas antes irá ser testado pelos operadores turísticos da região. «São eles que lidam diariamente com os turistas e têm experiência. Eles é que investiram nesta área do turismo», justifica o autarca figueirense, para quem é «uma mais-valia» os municípios trabalharem cada vez mais em rede e em projetos que se complementam. A aplicação terá a rota dos Castelos e a rota de cada concelho, com informações sobre cada ponto turístico existente nesta rota de 11 castelos, bem como sobre a restauração e o alojamento. Terá também uma pequena animação em realidade virtual em jeito de resenha histórica de cada ponto de interesse, além de um conjunto de perguntas e respostas sobre algumas curiosidades da região, como receitas e figuras emblemáticas. O projeto é financiado pelo Centro 2020 e foi desenvolvido pela Altice.

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply