Região

Câmara do Sabugal aprova orçamento de 19,9 milhões de euros

Escrito por Jornal O Interior

O orçamento da Câmara do Sabugal para 2019 é de 19,9 milhões de euros e foi aprovado por maioria com a abstenção dos três vereadores do PS.
A estratégia do município para o próximo ano é «dinamizar a economia local, valorizar as pessoas e promover o território».
Segundo o município, presidido por António Robalo (PSD), o orçamento regista um ligeiro aumento relativamente ao deste ano, que foi de 19,7 milhões de euros. «O grande desafio estratégico é conter o despovoamento, promover o território, atrair investimentos que criem emprego e fixem população no concelho, assegurar o desenvolvimento e a contínua elevação da qualidade de vida dos cidadãos, prestando um serviço público de qualidade», lê-se numa súmula do documento. Nesse sentido, a autarquia vai apostar no desenvolvimento económico com a implementação «de sistemas e regulamentos criadores de um ambiente favorável ao investimento (Estratégia Municipal de Apoio às Empresas e Emprego).
Propõe-se também promover «um conjunto de iniciativas de promoção do Sabugal, da marca Sabugal, do território, dos seus valores patrimoniais, dos seus recursos diferenciadores, da sua genuinidade cultural, da sua atratividade turística e do potencial endógeno gerador de riqueza». Reforçar a colaboração com as Juntas, apoiar projetos dinamizadores da economia local, combater o insucesso e o abandono escolar e desenvolver o Plano de Ação para a Regeneração Urbana da Sede de Concelho, são outros eixos prioritários para 2019. A Câmara quer igualmente valorizar os núcleos históricos e o património natural e reforçar as relações transfronteiriças.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply