A aldeia de Cabeça (Seia) volta a transformar-se em “Aldeia Natal” pelo sexto ano consecutivo e oferecer aos visitantes uma festa genuína onde «não há lugar para o Pai Natal».
O evento decorre entre 15 de dezembro e 6 de janeiro, com a localidade serrana a oferecer aos visitantes «uma festa genuína e sustentável, inspirada nos valores e simplicidade do Natal na montanha», adianta a autarquia em comunicado.
«Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto», acrescenta o município, segundo o qual as edições anteriores atraíram «milhares de pessoas à aldeia».
«Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a localidade e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal», refere a Câmara de Seia. Além do cenário pitoresco, haverá tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela, entre outras atividades.
“Cabeça, Aldeia Natal” resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da localidade, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o município de Seia.