Região

“Beira Interior Wine Villages” é a nova marca de promoção do território

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Escrito por Sofia Pereira

O projeto “Beira Interior Wine Villages” foi apresentado na semana passada aos autarcas e empresários da região, no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda, e segundo os promotores, tem como objetivo «destacar a região como um destino enoturístico de referência nacional, evidenciando a sua riqueza vínica e gastronómica».

A nova marca pretende oferecer aos visitantes «experiências únicas e autênticas, tendo o vinho como elemento central» e ao mesmo tempo «motivá-los para descobrirem a riqueza da região», sublinhou o presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVRBI), Rodolfo Queirós. A iniciativa será desenvolvida ao longo dos próximos dois anos e pretende aproveitar as potencialidades de 20 municípios que integram as Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela e da Beira Baixa. Além do vinho, o “Beira Interior Wine Villages” vai apostar nas vertentes da gastronomia, lazer e bem-estar, cultura, natureza e património.

Rodolfo Queirós salientou que «a recolha de informação será feita em cada um dos 20 concelhos das duas Comunidades Intermunicipais e as “experiências” ficarão disponíveis, para serem vendidas, em espaços físicos nos próprios municípios e também online, através de um site e uma aplicação móvel». O presidente da CVRBI referiu que o vinho «é a locomotiva deste projeto», mas destacou que «existem muitas outras potencialidades em cada um dos concelhos representados». A apresentação da nova marca contou com a presença do presidente do Turismo do Centro. Raul Almeida sublinhou tratar-se de um projeto que «está alinhado com a nossa estratégia para potenciar o interior do país», desafiando os produtores a apostarem no enoturismo para «acrescentarem valor ao seu negócio».

O dirigente considerou que «falamos muito das potencialidades do interior, mas temos de ter projetos concretos no terreno, e o enoturismo é um produto estratégico do Turismo do Centro e do Turismo de Portugal», salientou o dirigente. Já o presidente da Câmara da Guarda, Sérgio Costa, defendeu que «é a soma das partes que vai fazer deste projeto uma iniciativa muito importante na promoção desta nossa região. Este é o bom exemplo que devemos seguir». O autarca destacou que o projeto «vai ajudar a catapultar a região», salientando que a marca “Beira Interior Wine Villages” é «muito apelativa e pode contribuir para a união e coesão do território». Em representação dos municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa esteve o presidente da Câmara da Sertã, Carlos Miranda, para quem este é «um projeto muito importante que traz muito valor aos territórios». O autarca frisou que «o enoturismo é capaz de fazer aproximar as pessoas ao território, porque podemos “vender” o território através do vinho».

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Sofia Pereira

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