Região

Bairro Comercial Digital com financiamento aproveitado na Covilhã

Bairro Digital
Escrito por Carina Fernandes

A candidatura da Covilhã ao programa “Bairros Comerciais Digitais” foi aprovada, anunciou Vítor Pereira, autarca covilhanense, na última reunião de Câmara.
A candidatura resulta de um consórcio entre o município e a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor e alcançou o nono lugar, num total de 65 projetos de todo o país que obtiveram financiamento. «No caso da Covilhã, a comparticipação tem um valor de 942 mil euros, o que representa uma taxa de financiamento de 92 por cento relativamente ao total do investimento previsto», adianta a edilidade em nota enviada a O INTERIOR. No total, o projeto implicará um investimento de cerca de 1 milhão de euros para modernizar e capacitar tecnologicamente o comércio do centro histórico da “cidade-neve”. «A nossa candidatura foi aprovada e foi a que obteve melhor classificação em toda a Beira Interior», realçou Vítor Pereira, segundo o qual a iniciativa «é mais um sinal que mostra que o município continua atento e empenhado em dinamizar o centro histórico da Covilhã».
Estão previstas ações como a instalação de sistemas de conectividade Wi-Fi, a aquisição de mobiliário urbano inteligente, como bancos de carregamento solar e “muppies” interativos, ou ainda a promoção de um sistema de entregas que contará com a instalação de cacifos digitais. O desenvolvimento de sites na Internet para os comerciantes, bem como a criação de sistemas digitais de promoção de vendas são outras das medidas a concretizar no âmbito deste projeto.

Carina Fernandes

Sobre o autor

Carina Fernandes

Leave a Reply