A cidade da Guarda está a receber este sábado o 1º Congresso da Associação Nacional dos Movimentos Autárquicos Independentes (AMAI).
Os trabalhos decorrem no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, onde são abordados temas como a Revisão da Lei eleitoral, a Lei das Finanças Locais, a Delegação de competências às autarquias e a reorganização política do país.
A sessão de abertura contou com intervenções de Sérgio Costa – Presidente da Câmara da Guarda, eleito pelo “Movimento Independente Pela Guarda”, Rui Moreira, presidente da câmara do Porto, eleito em 2021 pelo movimento “Rui Moreira: Aqui há Porto!” e ainda por uma breve intervenção gravada do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fundos comunitários; lei das finanças locais; delegação de competências; democracia, poder local e reorganização política do país, são os temas que estão a ser debatidos.
Os Grupos de Cidadãos Eleitores nas últimas eleições autárquicas, conseguiram ganhar 19 Câmaras Municipais e 413 Freguesias, reforçando a posição como a terceira maior força política a nível nacional.