Região

ASE distingue Albertino Moreira e Jorge Carecho

Albertino
Escrito por Efigénia Marques

A Associação “Amigos da Serra da Estrela” (ASE) vai distinguir com o “Cristal de Gelo” Albertino Moreira, proprietário do famoso restaurante “O Albertino”, em Folgosinho (Gouveia), e Jorge Carecho, professor de Biologia na Escola Quinta das Palmeiras (Covilhã), pelo seu papel «em prol da Serra da Estrela».

Os galardões serão entregues no dia 22, data em que a ASE comemora 40 anos. No caso de Albertino Moreira, a ASE considera que o empresário criou à volta do seu restaurante «um verdadeiro “cluster”» que promove «o património cultural, arquitetónico e gastronómico» da Serra da Estrela, contribuindo também para a valorização dos produtos locais, já que aqueles que usa são adquiridos, na sua grande maioria, na região. «A dinâmica económica e social de Folgosinho tem em Albertino o seu principal protagonista! Deve-se a ele a melhoria dos acessos à aldeia. As pessoas vêm ao restaurante “O Albertino” para depois visitarem a serra e não o contrário!», destaca a ASE em comunicado enviado a O INTERIOR.

Por sua vez, o professor Jorge Carecho destaca-se pelo «excelente trabalho junto da comunidade escolar onde leciona, mas também pelo papel ativo na promoção dos carvalhos», tendo sido por sua iniciativa que, há 12 anos, a Escola Quinta das Palmeiras passou a celebrar o Dia Mundial da Bolota, que se assinala a 10 de novembro, numa atividade que «deu frutos que ultrapassaram as expectativas iniciais do próprio professor», refere a associação sediada em Manteigas. Desde então têm sido promovidas inúmeras iniciativas para divulgar a importância desta espécie autóctone, tendo mesmo sido criado o blogue “bologta: a bolota que tem um blog”, «onde se partilham experiências e informações que geraram dinâmicas para além das paredes da escola».

Sobre o autor

Efigénia Marques

Leave a Reply