Região

Ambiente em destaque na Feira das Tradições

Escrito por Jornal O Interior

24ª edição do maior certame de Inverno da região começa na sexta-feira e termina no domingo com cerca de 200 expositores

O ambiente e a preservação ambiental são o tema da 24ª da Feira das Traições, que arranca esta sexta-feira em Pinhel e termina no domingo. Organizado pelo município, aquele que é considerado o maior certame de Inverno da região registou em 2018 55 mil visitantes, um número que os promotores contam ultrapassar este ano.
O evento tem como objetivo a atração de visitantes e a promoção e valorização dos produtos e as potencialidades do concelho, que serão exibidas em 14 mil metros de área coberta no Centro Logístico. Este ano haverá mais espaço, com a disponibilização de mais um pavilhão para acolher cerca de 200 expositores institucionais e empresariais, bem como das freguesias, coletividades e produtores do município. «A Feira das Tradições é a montra do concelho e do território, do que de melhor temos, da gastronomia ao artesanato, passando pelas pessoas, os saberes, o património e a forma de bem receber», disse o presidente da autarquia na apresentação do certame. Rui Ventura adiantou que durante os três dias haverá exposições, música popular, tasquinhas, concertos e espaços dedicados aos sabores, às tradições e aos costumes de Pinhel.
Segundo a organização, este ano participam todas as dezoito freguesias do concelho e cerca de 30 instituições, nacionais e internacionais, com destaque para a presença de Salamanca, Guijuelo, Bejar, Sierra de Francia, Hinojosa de Duero, Alba de Tormes, todas da província espanhola de Salamanca. Estão ainda presentes o Turismo do Centro, Associação de Municípios da Cova da Beira, entre outras. Na área dos produtos agroalimentares está garantida a participação de mais de uma trintena de produtores de vinhos, queijos, enchidos, doçaria e licores de Pinhel e da região. Haverá também cem stands de serviços e empresas, enquanto na área dos comes e bebes estão garantidos dez restaurantes e doze tasquinhas.
Dando o exemplo quanto ao tema desta edição, este ano não haverá copos de plástico na Feira das Tradições, que serão substituídos por copos reutilizáveis: «Estamos a dar o nosso contributo para a preservação do ambiente. É uma medida que se estranhará no início, mas vai entranhar-se porque será alargada a próximos eventos organizados pela Câmara», anunciou o edil. A propósito do tema do evento, Rui Ventura considerou que «temos que apostar cada vez na diferenciação pela riqueza ambiental e dos nossos recursos naturais. Pinhel é um território de ambiente, de ar puro, e as pessoas da cidade cada vez mais procuram este tipo de características. E por isso temos que o preservar e valorizar». O presidente da Câmara adiantou que o primeiro-ministro António Costa foi convidado para a inauguração da feira mais emblemática de Pinhel: «Não somos mais que ninguém, mas somos a Feira das Tradições», justificou o edil. Do cartaz musical destacam-se os concertos de Amor Electro (dia 1 de março), Carlão (dia 2) e Ana Moura (dia 3). A 24ª edição foi apresentada em Pínzio, no final de uma jornada dedicada ao ambiente. Durante a tarde foram visitadas as obras de reabilitação e requalificação dos ecossistemas ribeirinhos junto à Ribeira das Cabras, entre o Safurdão e Freixo (Almeida), em consequência dos incêndios ocorridos em 2017, onde foram usadas soluções de engenharia natural. No local foi divulgado do “Laboratório de Rio” criado no âmbito desta intervenção.

Autocarros gratuitos para a feira

O município de Pinhel disponibiliza transporte gratuito em autocarro para a Feira das Tradições a partir da cidade.
A medida destina-se a proporcionar comodidade e segurança aos visitantes, mas também para evitar que tenham que procurar estacionamento nos parques e nas imediações do Centro Logístico. O serviço funciona das 19 horas às 5 da manhã na sexta-feira e das 10 horas às 5 da manhã no sábado. No domingo o horário de funcionamento será das 10 horas às 3 da manhã. Os interessados poderão apanhar o autocarro junto ao tribunal, ao monumento de homenagem aos bombeiros, à Câmara Municipal ou à Casa da Cultura.

Sobre o autor

Jornal O Interior

Leave a Reply